7 de abril de 2011

7 de abril - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Data reforça importância de combate à resistência microbiana aos medicamentos e sua disseminação global
06 Abril 2011 -

Taise de Queiroz Bertoldi

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é um momento voltado para questões-chave de saúde pública que afetam a comunidade internacional. Em 2011, a data é dedicada a chamar a atenção para o avanço da resistência microbiana aos medicamentos, que não é um problema recente, mas que está se tornando mais perigoso.

Com a campanha “Sem ação hoje, não há cura amanhã”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfoca o combate à resistência de micro-organismos e convoca governantes e públicos envolvidos a implementar políticas e práticas necessárias para prevenir e conter a situação. A resistência aos medicamentos ocorre quando micro-organismos, como vírus e bactérias, se modificam a ponto de não serem mais afetados por medicamentos que antes funcionavam para combatê-los.

O uso indiscriminado e equivocado de antibióticos facilita o desenvolvimento e o avanço dessa resistência, além da baixa qualidade de medicamentos, falta de pesquisas, prescrições erradas e baixa prevenção e controle de infecções. A resistência microbiana pode dificultar, encarecer e impossibilitar tratamentos. Também pode levar ao aumento do tempo de internações e ao uso de medicamentos mais caros e mais tóxicos.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1948 para marcar sua fundação.

Fonte: Site Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.
Fonte: http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=49139&cd_materia=314356
..............................

Em todas as fases da vida, o organismo humano necessita de diversos minerais encontrados nos alimentos. Um deles é o cálcio, que é o principal mineral presente nos ossos e dentes e é fundamental para a manutenção das funções dos músculos e neurônios. Leia mais...

* O conteúdo da tabela está no site da UNIMED e foi retirado do livro Filhos – de 2 a 10 anos de idade, dos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Fonte: Filhos – de 2 a 10 anos de idade, dos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria, Manole.

.............................
Vitaminas
O que são, funções das vitaminas, tipos de vitaminas, vitaminas das frutas, avitaminoses, vitaminas hidrossolúveis lipossolúveis, importância, vitamina C e outras


............................................
Frutas: uma das principais fontes de vitaminas

O que são vitaminas

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.

Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

Vitaminas
Fontes Doenças provocadas pela carência (avitaminoses) Funções no organismo

VITAMINA A fígado de aves, animais e cenoura problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina

VITAMINA D óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose regulação do cálcio do sangue e dos ossos

VITAMINA E verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas

VITAMINA K fígado e verduras desnutrição, má função do fígado, problemas intestinais atua na coagulação do sangue, previne osteoporose

VITAMINA B1 cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja beribéri atua no metabolismo energético dos açúcares

VITAMINA B2 leites, carnes, verduras inflamações na língua, anemias, seborréia atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.

VITAMINA B5 fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais fadigas, cãibras musculares, insônia metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares

VITAMINA B6 carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios

VITAMINA B12 fígado, carnes anemia perniciosa formação de hemácias e multiplicação celular

VITAMINA C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.

VITAMINA H noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite metabolismo de gorduras

VITAMINA M ou B9 cogumelos, hortaliças verdes anemia megaloblástica, doenças do tubo neural metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos

VITAMINA PP ou B3 ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue

.......................................

DDICA: Livros sobre Vitaminas
Fonte:http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/livros_vitaminas.htm

O Poder da Vitamina 12
Autor: Avalon, Manville
Editora: Martin Claret

A Revolução das Vitaminas
Autor: Janson, Michael
Editora: Record

As Vitaminas - Do Nutriente ao Medicamento
Autor: Guilland, Jean-Claude
Editora: Santos

As Vitaminas - Substancias Essenciais para a vida humana
Autor: Buchner, George
Editora: Gaia - Brasil

As Vitaminas do Futuro - O Poder Verde
Autor: Camargo, Wilson
Editora: Mauad

Vitaminas - Aspectos Nutricionais, Bioquímicos, Clínicos e Analíticos
Autor: Penteado, Marilene de Vuono Camargo
Editora: Manole

Vitaminas e Sais Minerais
Autor: Picard, Charles
Editora: Edições 70

Vitaminas
Autor: Ulene, Art
Editora: Eko

Vitaminas e Minerais
Autor: Sullivan, Karen
Editora: Konemann do Brasil

Vitaminas: verdades e mitos
Autor: Rodrigues, Luiz Erlon Araújo
Editora: Edufba

A Vitamina C - O Resfriado comum e a Gripe
Autor: Pauling, Linus
Editora: Atheneu São Paulo

Vitamina E - Coleção Prevenção Guias de Saúde
Autor: Lloyd, Eileen
Editora: Martins Fontes

...................................
Alimentos Orgânicos
O que é, frutas, legumes e verduras orgânicas, carne orgânica, ovos, vantagens e desvantagem


Alimentos orgânicos: mais saudáveis e respeito ao meio ambiente

O que são

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

Agricultura orgânica: frutas, legumes e verduras

Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

Carne Orgânica e ovos orgânicos

No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibóticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagem:

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm
........................

Transgênicos
Alimentos transgênicos, Produtos Transgênicos, Pesquisa de transgênicos, plantas transgênicas,
soja transgênica, impacto do meio-ambiente

O que são transgênicos

Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos tem demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvos de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento. Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente.

Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária. Vários países estão adotando este método como forma de aumentar a produção e diminuir seus custos.

Através da modificação genética, técnicas que incluem DNA recombinante, introdução direta em um ser vivo de material hereditário de outra espécie, incluindo micro-injeção, micro-encapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização com criação de novas células ou combinações genéticas diferenciadas, ou seja, que não encontramos na natureza.

Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. A Engenharia Genética tem conseguido muitos avanços na manipulação de DNA e RNA.

A biotecnologia aplica essas técnicas também na produção de alimentos. A engenharia genética tem usado e pesquisado determinados métodos de produção de tecidos e órgãos humanos. Até mesmo seres vivos tem surgido destas pesquisas. O caso mais conhecido foi da ovelha Dolly. A técnica da clonagem foi utilizada gerando um novo ser vivo.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Livros sobre Transgênicos

Desvendando os Organismos Transgênicos
Autor: Ferreira, Heline Sivini
Editora: FORENSE UNIVERSITÁRIA

Transgênicos, Recursos Genéticos e Segurança Alimentar - O que Está em Jogo nos Debates ?
Autor: Pessanha, Lavínia; Wilkinson, John
Editora: Autores Associados

Alimentos Transgênicos - Coleção Nosso Ambiente
Autor: DCL
Editora: DCL DIFUSAO CULTURAL

Lei de Biossegurança - Lei Nº 11.105, de 24.3.2005 - Clonagem e Transgênicos
Autor: Vieira, Jair Lot
Editora: Edipro

Transgênicos - Sementes da Discórdia
Autor: Veiga, Jose Eli
Editora: Senac São Paulo

Transgênicos - Uma Visão Estratégica
Autor: Guerrante, Rafaela Di Sabato
Editora: Interciência

Direito Ambiental & Biotecnologia - Uma Abordagem Sobre os Transgênicos Sociais
Autor: Rodrigues, Melissa Cachoni; Arantes, Olivia Marcia Nagy
Editora: Jurua

Organismos Transgênicos
Autor: Aragão, Francisco J. L
Editora: Manole

Revolução dos Transgênicos
Autor: Quirino, Betania
Editora: Interciência

Transgênicos - As Sementes do Mal
Autor: Fuchs, Richard L.; Andrioli, Antônio Inácio
Editora: Expressão Popular

Transgênicos São do Bem - Transgênicos São do Mal - Entenda de uma Vez Essa Questão
Autor: Cardoso, Fátima
Editora: Terceiro Nome

Transgênicos, o Avanço da Biotecnologia
Autor: Greco, Alessandro
Editora: Oirã

Alimentos Transgênicos - Questões Atuias
Autor: Nicolellis, Paulo Cassio
Editora: Forense

Animais Transgênicos - Princípios & Métodos
Autor: Collares, Tiago
Editora: Sociedade Brasileira de Genética - Sbg

Biodireito - Alimentos Transgênicos
Autor: Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno...

Fonte: http://www.suapesquisa.com/transgenicos/livros_transgenicos.htm

Clique no link ao lado, para visualizar a cartilha Clique aqui para visualizar a cartilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM