12 de maio de 2010

7ª série - Vegetação dos países da Copa do mundo 2010


Honduras, ou República das Honduras - América Central.

Vegetação: Característica tropical, incluindo ainda florestas de pinheiros e carvalhos. Ocorrem também algumas áreas de savanas.
ESPANHA


Vegetação: No sul crescem bosques de tipo atlântico, com árvores de folhas caducas, como o carvalho, a faia e o castanheiro, estepe, pastagens com bosques de azinheiras, pinho, assim como o matagal denso.


Argélia
Na sua vegetação se encontram: encina,alcornoque,cedro, carvalho caduco, oliveiras, figueras, amêndoas, palma datileira, laranja, arbustos, uva, enebro e o pinus de Alepo.

África do Sul
Vegetação tropical, enquanto sobre o litoral meridional dominam as coníferas, os louros do Cabo e os encantos. O Highveld, quase inteiramente déboisé, é coberto de pastos. No Transvaal, a vegetação da bandeja aparenta-se mais à savane, o oeste coberto de uma vegetação típica das zonas áridas.

Para que o nosso planeta tenha um desenvolvimento sustentável, faça a sua parte, evitando que isso aconteça.


Responsável:
Pesquisa na internet e acervo: Mediadora na biblioteca: Profª Fátima
Prof: Nilcimara Czadotz - Ciências

Estamos trabalhando em parceria. Todos os professores estão desenvolvendo pesquisas com seus alunos.
O foco do projeto da escola é "PERCEPÇÃO DE RISCO"
O foco das atividades na biblioteca faz parte do blog interativo
http://www.bibliotecaleituraepesquisa.blogspot.com/
O tema escolhido neste ano é EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE
e as atividades estão sendo postadas aqui. Pesquisamos sobre desenvolvimento dos países da copa, analisando a sustentabilidade de cada um. Estabelecemos comparativos entre eles. Observamos a maneira como tratam a questão ambiental e suas consequências para todo o planeta.Relacionamos com a nossa comunidade, para aprender com a cultura deles e evitarmos aquilo que percebemos que contribui para a destruição da natureza.
Elencamos blocos de atividades de acordo com as disciplinas e registramos aqui.PENSE

GLOBALMENTE...
AJA LOCALMENTE

22 de Março – Dia da Água
22 de Abril – Dia do Planeta Terra
05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
05 de Junho – Dia da Ecologia
14 de Agosto – Dia do Combate a Poluição
21 de Setembro – Dia da Árvore
04 de Outubro – Dia Mundial dos Animais
05 de Outubro – Dia das Aves
29 de Dezembro – Dia Internacional da Biodiversidade

Blumenau – Santa Catarina
Escola Básica Municipal Gustavo Richard
"BIBLIOTECA ESCOLAR VILSON PEDRO KLEINUBING"
Professora: Sandra Regina da Costa – 4ª série B
Professora responsável pela Biblioteca: Maria de Fátima Martins em 2007 até 2008.


“O Nosso Planeta Azul - A Natureza e o Ambiente”
Texto coletivo dos alunos da 4ª série B -

Turno vespertino - 2008

Se não cuidarmos do nosso planeta, vamos sofrer muito. O ar, os rios e toda a vegetação enfim está poluída, os seres vivos que habitam este lindo planeta azul, enfrentam as consequências desta destruição. As florestas que são derrubadas, dão lugar ao vazio nas matas, com animais desprotegidos pela ausência de abrigos que antes aninhavam filhotes, causando a extinção de várias espécies. Vamos cuidar do nosso planeta, porque ele é a nossa casa, e sem ele não vivemos. Evitando o desmatamento, não jogando lixo nos rios, plantando novas árvores, não poluindo o ar, poderemos assim, respirar. A redução da poluição no planeta depende da atitude de cada um de nós. Devemos evitar incêndios nas matas, a pesca ilegal que acaba com espécies de peixes, fábricas que poluem o ar com a fumaça que escapa das suas chaminés sem piedade. O efeito estufa é um fenômeno que acontece naturalmente, mas o aquecimento global aparece quando há aumento do consumo de combustíveis fósseis - carvão, petróleo e gás, bem como o grande número de indústrias, que emitem gases para a atmosfera, aumentando assim o índice de gases que prejudicam o equilíbrio do Efeito Estufa. A capacidade das nuvens (vapor d'água) e gases presentes naturalmente na atmosfera é responsável pela retenção de grande parte da radiação infravermelha. A camada de ozônio está situada na estratosfera, entre os quilômetros 20 e 35 de altitude da superfície terrestre, e tem cerca de 15 km de espessura. Ela permite o desenvolvimento da vida, pois o ozônio, é um gás que protege a Terra da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. O excesso desses raios ultravioleta, podem causar câncer de pele. As pessoas já não se preocupam em cuidar do planeta, só querem saber de conforto e do resultado final em tudo que realizam, que é acumular riquezas. O calor no verão tornou-se insuportável, as geleiras estão derretendo rápidamente, provocando inundações, terremotos e outros fenômenos que assustam a população. A natureza pede socorro. Estamos muito preocupados com tudo isso, mas é pouco apenas lamentar. Temos que mudar nossos hábitos e salvar o que ainda nos resta - a vida.


TÍTULO DO BLOG: EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE
CATEGORIA: Cultura/sustentabilidade
Estilo Corporativo
CÓDIGO: 117483
DESDE: 05-2009
AUTOR / RESPONSÁVEL: Maria de Fátima M. Baumgärtner
URL: bibliotecaleituraepesquisa.blogspot.com/







Países participantes - copa do mundo
5ª à 8ª série
Algumas dicas de sites onde

Ciências

ATIVIDADE

MAPA DA ALEMANHA


ECONOMIA DA ALEMANHA :

Mineração: carvão, linhito, sais de potássio, turfa.

Argentina
(EM PESQUISA)

Canadá


Austrália

Chile






5ª série: Pesquisa: Tipos de solo de cada país


6ª série: Pesquisa: Animais em extinção de cada país
Animais do Pantanal
A fauna e a flora do Pantanal é um dos motivos que mais atrai turistas de todo o mundo. Há uma grande diversidade na fauna da região. Muitas espécies consideradas raras podem ser encontradas no Pantanal e também outras que estão na lista de espécies ameaçadas à extinção, como a onça pintada e a ariranha. Segue algumas das espécies mais encontradas no Pantanal:

Jacaré: uma das espécies mais procuradas na região, o jacaré estava ameaçado de extinção há alguns anos, devido à caça ilegal. Atualmente, afirma-se que há mais de três milhões de jacarés adultos na região, vivendo em rios, lagoas e corixos.


Tuiuiú: Pássaro Símbolo do Pantanal, o tuiuiú é uma ave de grande porte da família das cegonhas européias. Este pássaro pode chegar a medir um metro e sessenta centímetros e pesar dez quilos.


Macacos: Os macacos são outra espécie muito presente na região. As espécies mais encontradas são os bugios, macacos-prego e sagüis.


Peixes: A pesca é muito procurada, e é proibida durante a época da piracema, quando os peixes sobem o rio para a reprodução. Uma das espécies de peixes mais comuns na região é a piranha, que é espantada por jacarés. Outras espécies de peixes encontradas na região são o pintado, o dourado, o pacu e o curimbatá.


Arara – azul: Um dos animais que estão na lista de risco de extinção, a arara-azul pode ser avistada perto das sedes da fazenda. Na época de acasalamento, separam-se em casais e fazem ninhos nos ocos das árvores.


Capivara: A capivara é considerada o maior roedor do mundo, pois pode chegar a um metro de comprimento e pesar quarenta e cinco quilos. Costumam viver em grupos familiares de até 20 indivíduos e possuem uma população abundante no Pantanal.


Veado: são encontrados veados-mateiro e veado campeiro, e também o cervo do Pantanal.


Pássaros: Os pássaros também são uma das maiores atrações do Pantanal. A região é considerada uma das mais rica do mundo em diversidade e beleza. Uma das espécies mais encontradas na região são o gavião preto, o gavião de penacho, o chororó do Pantanal, a garça, as andorinhas, o tuiuiú, o biguá, entre outras.


Onça: A onça-pintada é um bicho de costumes noturnos. Ela chega a medir dois metros e meio e pesar 160 quilos. Também é possível encontrar a suçuarana, ou onça parda que tem porte menor. As presas favoritas das onças são as capivaras e os jacarés, mas também caçam veados, peixes e aves.


Iguana: A iguana é conhecida no Brasil como camaleão ou sinimbu. Também tem bastante abundancia da espécie na região do pantanal. São animais herbívoros e costumam fazer ninhos próximos as margens dos rios.


Lobo-guará: o lobo-guará é outra espécie ameaçada de extinção no Pantanal. No norte do Pantanal, existem projetos pela preservação do lobo, no qual é colocada uma coleira nos lobos para monitorarem seus movimentos e reprodução, e pesquisar as doenças que podem atacar a espécie.


Ariranha: A ariranha já foi considerada extinta durante uma época em que era muito procurada pelos caçadores por sua pele macia e sedosa. Hoje, ela está na lista de ameaçados em extinção e são raros os lugares no Pantanal onde a ariranha pode ser vista facilmente.

7ª série: Pesquisa: Vegetação predominante de cada país

A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.

A Europa é formada por 49 países: Irlanda, França, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Rússia, Belarus, Polônia, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Moldávia, Sérvia , Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Espanha, Portugal, Andorra, Liechtenstein, Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Armênia, Letônia, Estônia e Lituânia.
Embora grande parte da vegetação européia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra (extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste).
..............
A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo; ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.

Informações importantes sobre o Continente Africano:

- A África é o segundo continente mais populoso do mundo (fica atrás somente da Ásia). Possui, aproximadamente, 800 milhões de habitantes.
- Países que fazem parte do continente africano: Angola, Argélia, Botswana ,Camarões, Lesoto , Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade, Congo, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Togo, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão, Tunísia, Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, e Uganda.
- Cidades mais populosas: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria), Kinshasa (R. D. do Congo), Cartum (Sudão), Johanesburgo (África do Sul) e Gizé (Egito).
- Os países africanos que possuem um nível de desenvolvimento um pouco melhor do que a média do continente são: África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.
- Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta exploração gera pouca renda para os países, pois é feita por empresas multinacionais estrangeiras, principalmente da Europa.

África do Sul
O continente africano é composto por 53 países. Eis alguns deles:
Camarões
Angola
Costa do Marfim
Argélia
Egito
Cabo Verde
Congo
Etiópia
Gana
Líbia
Madagascar
Mali
Marrocos
Mauritânia
Moçambique
Namíbia
Nigéria
Quênia
Ruanda
Senegal
Serra Leoa
Sudão
Tunísia
Uganda
Zimbábue

http://www.suapesquisa.com/paises/










8ª série: Pesquisa: Extração de minerais

REINO UNIDO :
Mineração: carvão, gás natural, petróleo, calcário.
Indústria: : alimentícia, equipamentos de transporte, máquinas (não elétricas), química, metalúrgica.
.....................................
República de Camarões (République du Cameroun / Republic of Cameroon).
Mineração: petróleo, calcário; reservas não exploradas de gás natural, bauxita, minério de ferro, urânio e estanho.
............................

Um comentário:

  1. O seu blog é muito legal.

    É importante conscientizar as crinças sobre a sustentabilidade.

    O meu blog também fala sobre a educação ambiental e talvez, as minhas postagens possam servir como tema de discussão em sala de aula.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM