BLUMENAU EM ALERTA

Amigos, em virtude do número de pessoas que acessam meu blog, presto serviço de compartilhamento. Nestas horas, não vejo problemas em repassar estas informações. Porém se alguém preferir que  as mesmas não seja compartilhadas, favor deixar comentários ou entrar em contato comigo pelo  Facebook. 

Obrigada!

Fátima
Isolados pela chuva21/09/2013 | 19h54

Rio transborda e moradores são resgatados por helicóptero em Bom Retiro, na Serra Catarinense

Três comunidades do interior do município estão isoladas e 35 pessoas precisaram deixar as suas casas

Rio transborda e moradores são resgatados por helicóptero em Bom Retiro, na Serra Catarinense Larissa Vier/Agência RBS
Equipe de bombeiros precisou acionar helicóptero para o resgate de oito pessoasFoto: Larissa Vier / Agência RBS











Moradores de três localidades de Bom Retiro, na Serra Catarinense, estão isolados. Isso porque com as fortes chuvas registradas desde sexta-feira os rios que cortam a cidade transbordaram. 

Uma família de oito pessoas, que mora às margens da BR-282 e próximo ao rio Canoas, precisou ser resgatada de helicóptero, pela equipe de bombeiros do Arcanjo.

— A casa deles estava ilhada e a correnteza do rio cada vez mais forte. Não tinham como sair de lá e ainda havia o risco de a água invadir a residência — contou o coordenador da Defesa Civil na cidade, Cristiano Menegaz.

Perto dali, no quilômetro 137 da rodovia, o trânsito precisou ser interrompido devido a alagamento na pista, a água acumulada chegou a um metro, e a previsão é de que seja liberada somente às 21h deste sábado. Já no quilômetro 72 da mesma rodovia houve queda de barreira e no 116 um deslizamento de terra provocou a interdição da pista.
 
Deslizamento de terra provocou a interdição de trecho da 
BR-282 no km 116
Foto: Daniel Conzi / Agência RBS
Ao todo, 35 pessoas precisaram deixar as suas casas. Um abrigo foi montado no Ginásio Municipal, mas as famílias desalojadas preferiram ir para a casa de parentes e amigos. 

As comunidades do interior que estão isoladas são Paraíso da Serra, Campo Novo e Santa Clara. Representantes da Defesa Civil mantém contato com os moradores e por enquanto não há a necessidade de resgate. Em outras sete localidades do município houve registro de alagamentos.
 
Um casa foi isolada em Bom Retiro
Foto: Daniel Conzi / Agência RBS
A prefeitura de Blumenau emitiu um nota na noite deste sábado alertando à população para a previsão de 40 milímetros de chuva durante a madrugada de domingo na cidade.

Se confirmada a possibilidade, segundo o secretaria de Defesa do Cidadão, o Rio Itajaí-Açu chegará aos 8 metros às 7h de domingo.

Mais informações www.santa.com.br
Fonte: Jornal de Santa Catarina
BLUMENAU

Medição do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, à 0h deste domingo: 6 metros.

Acompanhe os níveis dos rios do Vale do Itajaí -> http://goo.gl/ewAFbl

Foto: Patrick Rodrigues/Agência RBS



















Confira galeria de fotos da chuva

Foto: Artur Moser/Agência RBS

 











Confira galeria de fotos da chuva deste sábado em Blumenau:
http://bit.ly/1fnxDUf

Foto: Artur Moser/Agência RBS

Blumenau se previne





Rio Itajaí-Açu registra nova baixa e está com 6m10cm

Por um vale sem lágrimas
Revivemos momentos e sentimos traumas...
Todos juntos,devemos lutar para amenizar isso.
Autoridades, profissionais, políticos, por favor,
não nos tragam paliativos, queremos soluções.
Cabe a cada um de nós, fazer a sua parte,
pois tudo aquilo que ignoramos
em termos de sustentabilidade,
gera a nossa inquietação.
O lixo que jogamos em lugares inadequados,
volta ao nosso lar em forma de inundação.
Profissionais da educação, pais,
Defesa Civil, demais responsáveis
pela manutenção da sobrevivência
nesta vale que não pode ser de lágrimas,
vamos todos juntos formar cidadãos
que tenham visão de futuro,
ajam localmente e pensem globalmente,
pois ainda há tempo.

Maria De Fátima Martins


21/09/2013 | N° 12992

CHUVA

Blumenau se previne

Estruturas de defesa do cidadão estão de prontidão para agir em casos de delizamento e enchente

O fim de semana será de prontidão em Blumenau. Com chuva acima do esperado, o sábado e o domingo serão de atenção para moradores diante da previsão de 130 milímetros apontada para a região até a madrugada de segunda-feira. Os primeiros sinais da força da precipitação ficaram evidentes sexta-feira. Blumenauenses ergueram móveis, guardaram documentos e as equipes de defesa se preparam para que as consequências sejam as menores possíveis (veja abaixo).

Em Blumenau, até as 20h de sexta-feira, foram 44 milímetros de chuva, quando o esperado era de 30 milímetros para todo o dia. A medição das 22h apontava o nível do Itajaí-Açu em 5,10 metros. A previsão do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops) é que comece a chover forte novamente às 4h deste sábado. Até as 8h, devem cair 25 milímetros, o que fará com que o rio suba novamente. Engenheiro hidrólogo do Ceops, Ademar Cordero alerta para o período entre as 18h de sábado e 3h de segunda-feira. É neste intervalo que são esperados 130 milímetros de chuva. Somente no domingo, devem cair 90 milímetros.

– Vamos fazer uma projeção na manhã de sábado sobre o nível do Rio Itajaí-Açu. Com a chuva parando hoje (sexta-feira) não é possível prever quanto a medição aumentará – explicou Cordero.

Desde a madrugada de sexta, a Defesa Civil de Blumenau atendeu 33 ocorrências. Deslizamentos ocorreram, mas nenhum deles com gravidade. Logo pela manhã, a Rua 1º de Janeiro chegou a ficar interditada por conta de uma inundação. No fim da noite, o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, destacou que os setores da prefeitura estarão em plantão. Até o fim da noite, 19 abrigos tinham sido abertos. Apesar disso, nenhuma pessoa precisou ser retirada de casa:

– Continuamos de plantão até a segunda-feira, quando parar de chover.

Durante toda a sexta, os lojistas de Blumenau se prepararam para a possibilidade de enchente. Avisados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), retiraram produtos e ergueram móveis. Entretanto, não há confirmação se os estabelecimentos estarão fechados neste sábado:

– Estamos ligando e mandado e-mail para os locais onde pega água.
 A princípio, nem cogitamos de não abrir, isso fica a critério de cada um 
– afirmou o presidente da CDL, Paulo César Lopes.

Acumulado de chuva pode chegar a 290 milímetros

A expectativa da Defesa Civil e dos órgãos de monitoramento do clima é de que neste fim de semana ocorra o pico das chuvas em Santa Catarina. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, no sábado e domingo, podem chegar a 290 milímetros os acumulados em algumas partes do Estado. Segunda-feira, ainda choverá, mas com menor intensidade.

aline.camargo@santa.com.br
 ********************************************************************
Jornal de Blumenau compartilha:

Procon de Blumenau está de prontidão pra casos de abusos de preços. Telefones para contatos:
8434.6391 - Bruno Andrade
9968.9769 - Rodrigo
8461.1187 - Vinicius

20 de setembro de 2013

Foto postada por Marli Campos no Facebook.
  • Nível do rio Itajaí-açu em Blumenau:













    22h00 - 5m10cm

    Amigos, todas as secretarias do município estão de plantão devido o grande volume de chuva previsto para nossa cidade nos próximos dias. Em caso de deslizamentos ou pessoas que residem em área de risco, serão disponibilizados 19 abrigos em Blumenau. Protejam suas vidas, não arrisquem. As informações oficiais serão disponibilizadas e atualizadas através do site da prefeitura municipal www.blumenau.sc.gov.br e mídias sociais (facebook/prefeituradeblumenau), além dos tradicionais veículos de comunicação como o rádio e TV. 

Foto: Divulgação
Clique no link abaixo para ver tabela direto do Ceops online. 
Às 21 batendo em 5 metros, que era praticamente a previsão pra amanhã cedo...
http://ceops.furb.br/restrito/SisCeops/views_pub/tabela_nivel.htmlhttp://www.blumenau.sc.gov.br:8787/previsao/wpboletim.aspx

  • Últimas 5 Medições da Régua Eletrônica (em metros):
    DataMedida
    20/09/13 21:42acima de5,00metros
    20/09/13 21:37acima de5,00metros
    20/09/13 21:32acima de5,00metros
    20/09/13 21:27acima de5,00metros
    20/09/13 21:22acima de5,00metros

    Nível do Rio Itajaí-Açú
    Nível às 21:00h:4,99m
    Fonte: CEOPS (Régua da Ponte Adolfo Konder)

    Previsão do Tempo para o dia:
    21/09/2013
    Nublado e Pancadas de Chuva
    Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas.
    Mínima: 14°CMáxima: 20°C
    Fonte: CPTEC/INPE - Atualização em: 
    20/09/2013
      

    Sexta-feira (20/09): Céu encoberto com chuva e trovoadas em SC, moderada a forte em alguns momentos, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. Temperatura mais baixa. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

    Tendência para os próximos dias:
    Sábado e Domingo (21 a 22/09): Tempo instável com céu encoberto e chuva moderada a forte com temporal isolado e acumulados significativos de 100 a 200 mm, devido à formação e deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. No Oeste, Sul e Norte do estado pode ocorrer pontuais de 300 mm, quase o dobro do esperado o mês inteiro. Risco de alagamentos, enchente e deslizamentos de encostas. Temperatura em pequena elevação durante o dia, em declínio a partir de domingo. Vento de nordeste a noroeste, passando a sul no domingo, fraco a moderado com rajadas.

    Segunda-feira (23/09): Na madrugada ainda há chance de chuva no Litoral e norte do estado. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui dando lugar a aberturas de sol em SC. Temperatura baixa. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

    Tendência para o período de 24/09 à 04/10 de 2013:
    No período persiste a previsão de chuva frequente em SC, devido a passagens de frentes frias e influência de sistemas de baixa pressão. Na primavera aumenta o risco de chuva forte e temporal com granizo isolado. A temperatura estará mais baixa no dia 24/09 e tende a ficar mais elevada nos últimos dias de setembro e início de outubro.
    Fonte: CIRAM/EPAGRI

    Acesse a Lista de Abrigos


    A Defesa Civil já disponibilizou 19 abrigos dos 60 existentes em Blumenau para as pessoas que precisarem se proteger em caso de riscos de deslizamentos. É importante que a população preste atenção em ruídos atípicos em suas casas, postes ou árvores que parecem estar pendendo para os lados ou água muito barrenta escorrendo de encostas. Isso pode ser sinal de um possível deslizamento.

    Nestes casos, o recomendável é procurar a casa de familiares para se proteger. Caso não seja possível, a população pode procurar os abrigos localizados nos seguintes pontos:

    C1 - EBM Tiradentes
    N6 - EBM Patrícia Helena Finardi Pegorim
    S3 – Paróquia Luterana Centro
    S8 – Capela Santa Luzia
    S10 – Paróquia Santo Antônio
    S12 – Sociedade Beneficente dos Subtenentes e Sargentos de Blumenau
    S13 – EEB Governador Celso Ramos
    S14 – EEB Padre José Maurício
    S15 – EBM Henrique Alfarth
    S17 – EEB Professor Nilo Borghesi
    S18 – EBM Pedro II
    S19 – EEF José Vieira Corte
    E1 – Clube Blumenauense de Caça e Tiro
    E3 – EBM Almirante Tamandaré
    E5 – EBM Gustavo Richard
    E11 – EEB Hermann Hamann
    W2 – EBM Helena Winckler
    W4 – EEB Conselheiro Mafra
    W5 – EEB João Durval Mulle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM