19 de julho de 2013

10 RECEITAS PARA FORMAR UM BOM LEITOR

10 RECEITAS PARA FORMAR UM BOM LEITOR
1) Invente o tempo

Insira na sua rotina um tempo para ler com o seu filho e façam comentários sobre o que leram. Pode ser antes de dormir, depois do jantar ou no meio da tarde — o importante é criar situações para que isso ocorra. Quem tem pouco tempo pode separar recortes de jornal, ou estipular páginas de um livro, e combinar com o filho que ele fará a leitura sozinho e depois ambos discutirão juntos as impressões daquele tema que os dois leram em momentos diferentes.

2) Ao alcance da mão

Tenha livros por perto. É interessante criar um ambiente na casa — pode ser uma cesta de livros e revistas ou uma estante — que seja de fácil acesso a sua família e aos visitantes. Pode ser um bom pretexto para se iniciar um diálogo sobre autores ou tipos de texto. Assim, você ajuda a disseminar o conhecimento.

3) Presente de aniversário

Estimule seu filho a presentear os amiguinhos com livros. Peça para ele imaginar o tipo de leitura que o colega possa gostar e leve-o com você à livraria para que busquem juntos um título. Isso faz com que a criança vincule o livro a algo importante.

4) Em busca de respostas

É comum que na infância e na adolescência surjam dúvidas e que elas sejam compartilhadas com os pais. Uma dica é começar um diálogo breve em casa, estimulando o filho a dizer o que imagina que tal assunto possa significar, e marcar um passeio com ele, em seguida, para tirar mais explicações diretamente dos livros. Pode ser um bom pretexto para frequentar bibliotecas e livrarias.

5) Encontro com o autor

Tome como programa de família comparecer a eventos com contadores de histórias e busque se informar sobre lançamentos na cidade, em que o autor estará presente. Isso ajuda a aproximar os leitores de todas as idades dos escritores.

6) Histórias no chão

Em grupos maiores, na escola ou entre amigos, é possível criar um "mar de histórias". Coloque um tecido no chão e espalhe os livros sobre ele. O ideal é que sejam todos do mesmo gênero: só poesia, ou só crônica, ou só romance. Os participantes sentam em volta e o leitor mais experiente apresenta alguns títulos da seguinte forma: "este eu li e é muito interessante", "este eu não li, mas o autor é maravilhoso" ou "este tem um personagem muito engraçado". Feita a apresentação, escolhe-se o que será lido, atenta-se para o título, para a sinopse. Depois de um tempo predeterminado, cada um se encarrega de apresentar o que leu e tece comentários para o grupo.

7) Bilhete escondido

Na biblioteca da escola ou no acervo de casa, crie o hábito de deixar um bilhete dentro do livro com as suas impressões para o próximo que lerá aquela obra. Pode ser um comentário curto do tipo: "Você vai gostar muito desta leitura, ela é um pouco cansativa no início, mas vai ficar muito empolgante em seguida. Preste atenção no personagem tal. Ele é muito divertido".

8) Clube de leitura

Crie o seu clube de leitura: pode ser com os seus amigos, com o namorado, com os filhos, com o marido, com a família. Estamos habituados a discutir impressões de filmes ou de jogos de futebol, mas, quando lemos uma obra, calamos. O que passa batido na leitura de um chama a atenção na do outro, e essa troca é enriquecedora. O professor pode dividir a turma em pequenos grupos e distribuir histórias em quadrinhos para um, poesia para outro, suspense para um terceiro, conforme os interesses. Na semana seguinte, depois de feita a leitura, trocam-se experiências.

9) Diário de emoções

Ter um diário de leitura ajuda na organização e também é uma forma de compartilhar emoções, que podem ser acessadas no futuro. Você pode fazê-lo sozinho ou eleger alguém para escrever junto. Ele pode abrigar anotações sobre do que mais gostaram do que foi lido, de que forma você foi tocado por determinada obra e até revisitar títulos já lidos para comparar. Copiar trechos também é uma dica.

10) Procure na Web

A internet pode ser um bom acompanhamento da leitura. Você pode consultar conceitos desconhecidos, pesquisar palavras incompreensíveis e até buscar fotos — elementos para tornar a leitura mais clara.

Fonte: Edi Fonseca, formadora de professores e contadora de histórias.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/05/premio-rbs-de-educacao-e-lancado-nesta-segunda-feira-com-abertura-de-inscricoes-4135863.html
Sarau faca amolada ..Tuco e Sandra.Rute Silva também esteve lá.
No meu local de trabalho: Biblioteca Princesa Isabel
www.bookcrossingdeblumenauoficial.blogspot.com — com Verônica Camêlo.




















Abertas as inscrições para o 18° Encontro Regional do Proler - Oficinas.
Acesse para saber mais: http://comiteprolervale.blogspot.com.br/

Abertas as inscrições para o 18° Encontro Regional do Proler - Oficinas.
Acesse para saber mais: http://comiteprolervale.blogspot.com.br/

De: Proler - Comitê Regional de Blumenau

Poesia: IR E VIR - Autor: Maria de Fátima. - IR E VIR (I)

http://sitedepoesias.com/poesias/42493

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM