1 de junho de 2012

6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul

6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul
 
- Mudança na data de participação de Ziraldo
 
- Programação diária a partir das 9 horas e entrada gratuita
 
A Comissão Organizadora da 6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul informa que a participação do escritor Ziraldo foi transferida para o dia 6 de junho. Ziraldo comunicou na terça-feira a tarde que por orientação médica não vai poder estar no evento no dia 1º, conforme a agenda inicial.
 
O autor enviou carta ao organizador da Feira do Livro, Carlos Henrique Schroeder, lamentando a situação, e reafirmando o carinho com a cidade. "Ziraldo está com uma forte gripe e prestes a comemorar seus 80 anos há sempre um cuidado especial por parte dos médicos. É preferível ajustarmos a agenda para que ele possa compartilhar da melhor maneira possível sua trajetória na cultura brasileira", assinalou Schroeder.
A participação de Ziraldo será no dia 6 de junho, às 10h, e as senhas para participação do público que já foram retiradas continuam valendo para a nova data.

Sobre a feira
 
A 6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul ocupa uma área de cerca de 3 mil metros quadrados da praça Angelo Piazera, no centro da cidade. Até o dia 8 de junho, a partir das 9h e com entrada gratuita, o evento reúne várias atividades, como conversas de autores consagrados com leitores, lançamentos de obras e sessões de autógrafos, contação de histórias e narrativas de contos, entre outras atrações.
 
Na área de exposições 35 estandes divididos entre 15 expositores oferecerão livros a partir de R$ 1,00. Neste espaço as novidades ficam por conta do Garden Café e de dois estandes de livros estrangeiros, um com livros em espanhol e outro com livros em inglês. A editora Clássica Cultural, uma das maiores do Brasil para crianças, também estará presente este ano.
 
O conjunto formado pela área de mais de 2 mil metros quadrados da praça, com o Museu Emílio da Silva, galpão coberto e outros espaços do entorno formam a Vila da Leitura. Neste espaço o público terá acesso a uma exposição de livros antigos que transportará o leitor para outras épocas e conhecer obras de vários períodos, inclusive um exemplar datado de 1451. A exposição inédita no País conta o passado, o presente e o futuro do livro, mostrando a evolução das formas de produção e de apresentação do texto literário.
 
Outra atração é o projeto "Marias e Fulaninhos - Troque uma Realidade por uma Poesia". Com curadoria de Cristina Pretti e Ângela Escudeiro, a exposição vai compartilhar artisticamente o material poético que foi produzido pelas crianças e adolescentes de 12 escolas em Jaraguá do Sul, desenvolvido pela escritora e artista Ângela Escudeiro. Integrado ao evento, o SESC novamente apresenta a Maratona de Contos, um dos destaques juntamente com a área de comercialização de títulos de vários gêneros.
 
A Feira do Livro de Jaraguá do Sul é uma realização da Design Editora, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, SESC Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul e tem patrocínio da empresa WEG, pela Lei de Incentivo à Cultura.
 
Confira mais informações no site www.feiradolivro.org

 
Programação dia-a-dia
 
Dia 30 de maio, quarta-feira
 
9h - Início das atividades
9h15, 10h, 14h15, 15h - Espetáculo "Tem coroa, mas não é rei", com Conta causos, de Chapecó (Maratona de contos do SESC) - O espetáculo é um passeio pelos contos populares de adivinhação e pela cultura do nosso povo, sua rica sabedoria, seus modos de dizer e viver a vida. Livremente inspirado em histórias de Ângela Lago e Ricardo Azevedo. A partir dos 8 anos.
19h - Recital: "Clarices - Uma história no modernismo", com a Cia. Adaga em flor - O ato de recitar é uma forma de repensar a Literatura, auxiliando no interesse e na identificação do ouvinte com o texto. O espetáculo tem enfoque no universo feminino. Três mulheres tornam-se três Clarices, cada uma delas assumindo uma diferente personalidade, uma característica e uma fase diferente da escritora Clarice Lispector.
20h - Escritor em pauta: bate-papo e sessão de autógrafos com Marcelo Ferreira
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 31 de maio, quinta-feira
 
9h - Início das atividades
9h15, 10h, 14h15, 15h - Espetáculo "O menino maluquinho", com a Cia. Andante (Itajaí) - Maratona de contos do SESC - Espetáculo de teatro de animação baseado no personagem homônimo de Ziraldo, que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos, o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis "à moda antiga". Combinando técnicas de manipulação de luva, vara, silhueta e outras formas teatrais, o espetáculo proporciona encantamento, divertimento e principalmente uma experiência sensível. A partir dos 6 anos.
19h - Lançamento da Revista Lambe-Lambe - Cia Andante (Itajai/ SC)
19h30min - Encontro do Lambe-Lambe
20h - Escritor em pauta - Bate-papo e sessão de autógrafos com Thiago Kunitz Daniel
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 1º de junho, sexta-feira
 
9h - Início das atividades
14h15 e 15h - Espetáculo "O menino maluquinho", com a Cia. Andante de Itajaí (Maratona de contos do SESC - Espetáculo de teatro de animação baseado no personagem homônimo de Ziraldo, que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos, o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis "à moda antiga". Combinando técnicas de manipulação de luva, vara, silhueta e outras formas teatrais, o espetáculo proporciona encantamento, divertimento e principalmente uma experiência sensível. A partir dos 6 anos.
19h - Espetáculo "Baião de dois", com o grupo Panacéia, de São Bento do Sul - Maratona de Contos do SESC - O espetáculo "Baião de Dois", uma homenagem ao nordeste, propõe um passeio pela cultura popular de nosso país. Em cena, os personagens Cícero e Geraldinho, dois cabras da peste, estão em peregrinação pelo Brasil, com o intuito de fugir da fome e da seca. Para todas as idades.
20h - Escritor em pauta: a crônica na internet. Bate-papo com os cronistas do site cronologicas.blog.com: Darwinn Harnack, Elyandria Silva, Ítalo Puccini, João Chiodini, Liandro Piske e Luciana de Aguiar.
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 2 de junho, sábado
 
9h - Início das atividades
10h às 13h - Intervenção "O palhaço amarelo", com Rubens Franco, do Grupo Gats
10h30min, 11h30min, 13h e 15h - Espetáculo "O rouxinol" com a Cia. Avenida Lamparina - Livre adaptação da obra de Hans Christian Andersen, e aborda a vida de um imperador chinês muito apegado aos bens materiais e que não percebe a beleza do pássaro que encanta seu jardim. Para todas as idades.
16h - Espetáculo "Baião de dois", com o grupo Panacéia, de São Bento do Sul (Maratona de Contos do SESC) - O espetáculo "Baião de Dois", uma homenagem ao nordeste, propõe um passeio pela cultura popular de nosso país. Em cena, os personagens Cícero e Geraldinho, dois cabras da peste, estão em peregrinação pelo Brasil com o intuito de fugir da fome e da seca (que vira e mexe assola o sertão nordestino). Para todas as idades.
17h - Palestra com Xico Sá: "Pá e bola: futebol, mulheres e literatura"
Sobre Xico Sá: Jornalista e escritor, é conhecido pela irreverência. Escreve para os jornais Folha de S. Paulo, Diário de Pernambuco, Diário do Nordeste, O Tempo e Correio da Bahia. Participou durante quatro anos a bancada do programa Cartão Verde da TV Cultura, e integra parte da bancada do programa Saia Justa, programa exibido pelo canal a cabo GNT e comandado por Mônica Waldvogel. É autor de "Chabadabadá" (Record), "Modas de macho e modinhas de fêmea" (Record) e "Divina comédia da fama" (Record).
18h - Palestra com Lourenço Mutarelli: "Quadrinhos, cinema e literatura"
Sobre Lourenço Mutarelli: Autor dos romances "O cheiro do ralo" e "O natimorto", ambos lançados pela Companhia das Letras e adaptados para o cinema. É um dos roteiristas e desenhistas de quadrinhos mais aclamados do país, com destaque para "Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente" (Cia das letras) e "O dobro de cinco" (Devir).
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 3 de junho, domingo
 
10h - Início das atividades
11h - Espetáculo "O enigma do amarelo" com o Grupo Gats - Amarelo é o filho doente e pálido de uma pobre viúva. Ele resolve ir até o palácio apresentar seu enigma à uma jovem princesa, famosa por sua astúcia em resolver qualquer problema e que será a esposa do homem que lhe trouxer uma adivinhação que ela não consiga decifrar em três dias. Censura livre.
15h - Espetáculo "O patinho feio" com o Grupo Gats - O Patinho Feio é o conto mais famoso de Hans Christian Andersen onde a trama gira em torno dos problemas de um dito patinho feio. Na montagem feita pelo grupo GATS, a velha história ganha novos ares fundindo realidade com ficção, onde o elemento fantasia está em tudo. Unidos de forma inovadora, as sacolas plásticas, mãos e música magicamente materializam os personagens diante dos olhos do espectador, onde os atores literalmente lançam mão de uma aprimorada técnica para dar vida aos mais diversos bichos que compõem a narrativa, divertindo e encantando o público de todas as idades. Mesmo sem nenhum texto e cenário, a peça mantém a essência do famoso conto abordando de forma muito criativa os problemas de adaptação e aceitação enfrentados pelo personagem principal da história, que aparecem como pano de fundo para mostrar que devemos valorizar e aceitar as pessoas por suas qualidades verdadeiras e não por seus privilégios e ou atributos exteriores. Censura livre.
16h30min - Palestra com Ovídio Poli Jr.: "Escrever para crianças"
Sobre Ovídio Poli Jr.: Graduado em Filosofia (USP), mestre em Educação (USP) e doutor em Literatura Brasileira (USP). Foi um dos finalistas do Prêmio Guimarães Rosa/RFI (Paris - 1997) e vem recebendo destaque em importantes concursos e prêmios literários brasileiros: Paranavaí (2002), Paulo Leminski (2002/2005), Luiz Vilela (2005), FLIPORTO (2005), Unicamp 40 anos (2006) e Newton Sampaio (2006). Nascido em Campinas (SP), residiu na capital paulista e em 2005 passou a morar em Paraty (RJ). Organiza a programação literária da OFF FLIP (evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty) e ministra oficinas de criação literária. Idealizou o Prêmio OFF FLIP de Literatura e é editor do Selo OFF FLIP. Publicou a narrativa satírica O caso do cavalo probo (edição do autor) e o livro de contos Sobre homens & bestas (Annablume). Ovídio falará sobre seu último livro, o infanto-juvenil "A rebelião dos peixes".
18h - Encerramento das atividades
 
Dia 4 de junho, segunda-feira
 
9h - Início das atividades
9h15min - Espetáculo "Tatuí - O senhor dos palmitos", com a Pequeninus produções, de Joinville (Maratona de Contos do SESC) - Espetáculo narra origem do menino Tatuí, um picolezeiro encantado que vive nas ruas espalhando o seu picolé da alegria. Aqui o personagem salta para fora do livro e vem para a vida real interagir com o público. Tatuí tem uma amiga que se chama Rana, uma aranha que mora no seu boné. Conta com cenário, figurinos e trilha sonora cativantes. A partir dos 8 anos.
10h - Espetáculo "Senhor das Borboletas", com a Pequeninus Produções, de Joinville - - Maratona de Contos do SESC - O espetáculo fala de borboletas e como devemos levar uma vida com a leveza das borboletas. Na história escrita e contada por Humberto Soares, um moço tem o coração fechado, cheio de trancas, mas quando ele escuta histórias contadas ao vivo e a cores, a porta do coração vai sendo aberta, pouco a pouco, conto a conto ele vai ficando solto. "A cada conto contado um cadeado é cortado". A partir dos 5 anos.
14h15min - Espetáculo "Tatuí - O senhor dos palmitos", com a Pequeninus produções, de Joinville - Maratona de Contos do SESC - Espetáculo narra origem do menino Tatuí, um picolezeiro encantado que vive nas ruas espalhando o seu picolé da alegria. Aqui o personagem salta para fora do livro e vem para a vida real interagir com o público. Tatuí tem uma amiga que se chama Rana, uma aranha que mora no seu boné. Conta com cenário, figurinos e trilha sonora cativantes. A partir dos 8 anos.
15h - Espetáculo "Senhor das Borboletas", com a Pequeninus produções, de Joinville - Maratona de Contos do SESC - O espetáculo fala de borboletas e como devemos levar uma vida com a leveza das borboletas. Na história escrita e contada por Humberto Soares, um moço tem o coração fechado, cheio de trancas, mas quando ele escuta histórias contadas ao vivo e a cores, a porta do coração vai sendo aberta, pouco a pouco, conto a conto ele vai ficando solto. "A cada conto contado um cadeado é cortado". A partir dos 5 anos.
19h - Espetáculo "Ana cigana" com a Cia. Sandra Baron, de Jaraguá do Sul - Ana é uma cigana que encanta. Veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Ela diz que viaja muito e traz nos bolsos da saia todas as músicas e histórias que encontra pelo caminho. Ela conta 3 histórias para crianças e entre cada história, canta uma pequena canção. As 3 histórias são: O Grilinho Brincalhão, A Luvinha do Caçador e a Bruxa Bába Yaga. Censura livre.
20h - Literatura em pauta: bate-papo e sessão de autógrafos com os escritores Adriana Niétzkar e Vanucci Bernard Deucher
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 5 de junho, terça-feira
 
9h - Início das atividades
9h15, 10h, 14h15, 15h - Espetáculo "Tá chovendo histórias" da Cia. Caravana do Sonhar, de São Bento do Sul - Maratona de Contos do SESC - O espetáculo reúne três contos independentes: "A colhedora de pensamentos" - de autoria do grupo (Alessandra e Rafael), "Como surgiu a noite" - folclore brasileiro, e "O Canto do Rouxinol", através da utilização de onomatopéias, cantigas, brinquedos e instrumentos musicais. A partir dos 6 anos.
19h30min - Espetáculo "Maria Lavadeira", com Anderson Santos, do Grupo Gats - Baseado nas muitas lavadeiras que conheceu na infância, Anderson criou um espetáculo engraçado e comovente. A partir dos 12 anos.
20h30min - Escritor em pauta: bate-papo e sessão de autógrafos com João Chiodini
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 6 de junho, quarta-feira
 
9h - Início das atividades
9h15, 14h15, 15h - Espetáculo "Uma canção para Finfo" da Cia. Caravana do Sonhar, de São Bento do Sul - Maratona de Contos do SESC - O espetáculo "Uma Canção para Finfo" recria um mundo imaginário, de maneira bem humorada e poética, conta a história de "Finfo Barnabé", um menino muito criativo e inteligente que nasceu no tempo da pedra lascada. Ele e sua família moravam numa caverna: fria, escura e úmida. Então seus pais começaram a inventar um monte de coisas para ter mais conforto e facilitar a vida, e a família Barnabé era muito feliz... Quer dizer, nem tanto! A partir dos 6 anos.
10h - As histórias de Ziraldo: bate-papo com Ziraldo
Sobre Ziraldo Alves Pinto - Pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor, Ziraldo é um fenômeno no Brasil e no exterior. Ziraldo explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores. Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, video-game, Internet e cinema.
19h - Espetáculo "Ana cigana" com a Cia. Sandra Baron, de Jaraguá do Sul - Ana é uma cigana que encanta. Veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Ela diz que viaja muito e traz nos bolsos da saia todas as músicas e histórias que encontra pelo caminho. Ela conta 3 histórias para crianças e entre cada história, canta uma pequena canção. As 3 histórias são: O Grilinho Brincalhão, A Luvinha do Caçador e a Bruxa Bába Yaga. Censura livre.
20h - Escritor em pauta: debate e sessão de autógrafos com Fernando Bastos e Elyandria Silva
21h - Encerramento das atividades

Dia 7 de junho, quinta-feira
 
9h - Início das atividades
9h15, 10h, 14h15, 15h - Espetáculo "Tecnópolis: a cidade sem livros" da Cia. Colher de pau, de Jaraguá do Sul - Maratona de Contos do SESC - Maurinho só pensa em tecnologias, e como bom habitante de Tecnópolis, nunca abriu um livro na vida. Preocupados com esta atitude, seus pais, na tentativa de fazer com que Maurinho conheça um mundo novo, lhe mandam passar as férias na casa da avó. O menino fica aterrorizado pela idéia de ficar um mês sem tecnologia. Ou passará um mês, trinta dias, quatro finais de semana olhando pro teto? Embarque nessa aventura e conheça o Pássaro Azul, a solitária D. Aranha viúva e o atrapalhado Narrador. Um espetáculo sobre a descoberta da leitura de forma prazerosa e com muita imaginação.
10h às 13h - Intervenção "O palhaço amarelo", com Rubens Franco, do Grupo Gats
19h - Bate papo com o cantor e compositor Lobão: "Lobão a mil"
Sobre Lobão: Conhecido por sua irreverência, é um dos ícones da música brasileira, autor de sucessos como "Me Chama", "Decadence Avec Elegance" "Revanche", "Vida bandida", "Vida louca vida" e "Corações psicodélicos". Em 2010, lançou sua autobiografia "50 Anos a Mil", que conta desde suas histórias da juventude, até suas mais loucas experiências como músico. A partir de 2005, Lobão começa a trabalhar com televisão. Nesta época, apresentou o programa Saca Rolha, na PlayTV, e de 2007 à dezembro de 2010 foi apresentador na MTV Brasil. Em novembro de 2011, assinou com a Rede Bandeirantes para apresentar o programa A Liga, em substituição ao humorista Rafinha Bastos.
21h - Encerramento das atividades
 
Dia 8 de junho, sexta-feira
 
9h - Início das atividades
9h15, 10h, 14h15, 15h - Espetáculo "No país dos dedos gordos" da Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul - Trata-se de um mestre cuca que aparentemente vem dar uma aula de culinária. Alegre e simpático vai contando, interpretando e preparando algum quitute em cena. Quanto à história, se passa num país em que todos tinham tempo e gosto para aquelas artes e aquelas ciências que fazem alegre o coração. Mas é lógico que algo inesperado havia de acontecer naquele reino. E assim, Rei, rainha, arauto bruxas e fadas se envolvem numa trama incrível em que a cura de uma deformação acontece pela própria busca de deformação.
19h - Recital: Clarices - Uma história no modernismo, com a Cia. Adaga em flor - O ato de recitar é uma forma de repensar a Literatura, auxiliando no interesse e na identificação do ouvinte com o texto. O espetáculo tem enfoque no universo feminino. Três mulheres tornam-se três Clarices, cada uma delas assumindo uma diferente personalidade, uma característica e uma fase diferente da escritora Clarice Lispector. São recitados três textos e as intérpretes estão constantemente fazendo trocas com o público enquanto recitam. Procura-se trabalhar na ideia de que não há um só tipo de mulher, mas vários e cada uma delas imprime e deixa sua marca na história.
20h - Escritor em pauta: debate e sessão de autógrafos com Charles Zimmermann e Sonia Pillon.
21h - Encerramento oficial da feira
 
6ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul - SC
Divulgação
Texto Livre Serviços de Imprensa
Ronaldo Corrêa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM