9 de maio de 2012

MINHA MÃE

HORTÊNCIAS AZUIS

(à minha mãe)

Mãe é tudo igual, só muda de endereço. Com certeza, você já ouviu alguém falando isso. Mas não é verdade. Se cada um de nós pudesse retroceder a linha de tempo da vida e reviver sua infância, perceberia que tudo o que elas fazem, nos marca por todo o sempre. Minha mãe por exemplo, mudava a cada estação do ano. Nas doces manhãs de primavera, colhíamos juntas as hortênsias azuis que vovó havia plantado em nosso jardim, para embelezar nosso doce lar. Foram muitos os dias de verão, em que eu ajudava a pendurar a roupa cheirosa e branquinha no varal, as quais ficavam a noite toda qual vela desfraldando ao vento. Nas suaves tardes de outono, a varanda era nosso refúgio, onde se podia ver o espetáculo do por-do-sol. Foram longas as noites de inverno em que ela me aquecia com um bom chocolate quente e muitas histórias de assombração. Ela era pura e bela tal qual uma flor. Eu admirava a sua beleza ímpar e o seu jeito de ser, desprendida de vaidades, bastando apenas sentir a alegria de viver. Lembro-me que gostava de me debruçar no parapeito da janela para admirar a noite, mas ela dizia que isso não era atitude de menina educada. Acontece que ela me fez poeta, e não sabia que a inspiração, combina com a lua no céu bordado de estrelas, com o sereno que gela a face ruborizada ou com o silêncio que a noite traz. Ela ensinou-me a verdade com suas palavras certas nas minhas horas incertas. A minha infância ao lado dela era linda de viver, pois cantarolava o dia todo e a fantasia pairava em seus olhos qual borboleta sob a flor, balançando asas, querendo alçar voos na imensidão. Assim os anos foram passando e os seus cabelos negros ainda embelezavam seu rosto. Mas um dia, ela partiu. Cedo demais, pois ainda tinha muito por sonhar. Deus a chamou em silêncio, e ela disse sim, tornando-se uma estrela a mais, a brilhar no céu.

Maria de Fátima M. Baumgärtner

2 comentários:

  1. Minha assinatura na época era assim. Atualmente assino Meu sobrenome de solteira. Maria de Fátima Martins. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM