16 de março de 2012

Pastor faulhaber na Furb TV - Programa Expressão



ATRAVÉS DA LEITURA, O HOMEM PRESERVA A ESPÉCIE

Quinta-Feira, 15 de Março de 2012

EDITORIAL AEF

http://www.analiseemfoco.com.br/site/personalidade.php?cod=13&sub=0&noticia=7371

Ler é a mais fascinante aventura da qual o ser humano pode participar. Só fomos à Lua, por exemplo, porque tivemos a capacidade de produzir e reter conhecimento em livros, ao longo de séculos, para fazer releituras posteriores e construir foguetes, orientando-os por fórmulas através dos céus e fazendo-os chegar ao satélite vizinho com os triplantes vivos.


Ler é muito mais do que correr os olhos por palavras dispostas longitudinalmente em uma página – seja ela de papel ou digital. É a verdadeira ação, exclusiva e única, que eleva a humanidade à condição de ser superior. Se hoje sobrepujamos a própria natureza; se dominamos o Globo a ponto de tornarmo-nos quase uma praga (já somos mais de 7 bilhões de habitantes); se triplicamos nossa expectativa de vida, ao longo dos últimos cinco mil anos; se curamos doenças que há 100 anos ainda matavam ou se nos preparamos para colonizar outros planetas, é porque produzimos, retemos e disseminamos conhecimento através da leitura. Sem isso, talvez nem o darwinismo implícito na existência das espécies nos tivesse salvado da extinção, ou mesmo da involução. Talvez já tivéssemos sucumbido às eras glaciais, ao aquecimento global, à cólera, à aids, ao câncer, à guerra e tantos outros vetores naturais que tão bem desafiam nossa hegemonia sobre a Terra.


Mas a leitura salva, eleva, solidifica, praticamente blinda a existência humana, prevenindo a própria extinção, como ocorreria naturalmente em outras espécies, que, ao longo de ciclos, vão surgindo e desaparecendo, como num passe de mágica. Ler, portanto, é vital, indispensável, é condição básica para a manutenção da vida humana sobre o Planeta.


Considerando esta constatação, a Escola Básica Municipal Pastor Falhaber, de Blumenau, merece aqui um reconhecimento especial. Através da Biblioteca Princesa Isabel, sediada na unidade, tem estimulado a leitura com muito esmero e afinco. Nesta quarta-feira, organizou o II Encontro de Leitores do Bookcrossing de Blumenau, no embalo de uma onda que se organiza e cresce no mundo todo. No Brasil, já tem até site oficial e faz o coro do "liberte seu livro" crescer a cada dia.


A biblioteca Princesa Isabel, da EBM Pastor Falhaber, vem estimulando a leitura entre pais e alunos há muito tempo. Agora, com o Bookcrossing, quer envolver toda a comunidade:


Cada participante, se preferir, poderá apenas conhecer a atividade. Poderão doar livros, ou levar livros pra casa, ler e depois passar adiante – esclarece Fátima Baumgärtner, organizadora da iniciativa.


Quer saber mais ou participar do Bookcrossing blumenauense? Vá até a EBM Pastor Falhaber, leve consigo um livro e se prepare para encontrar outro. Assim, você estará fortalecendo a espécie e assegurando sua sobrevivência ao longo das eras. Pense nisso, e participe.



--
Fátima Baumgärtner
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM