2 de janeiro de 2012

Estações Ferroviárias

Estações Ferroviárias - Histórico da Linha

O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelo 2º Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978.
Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.

Estação de MONTE CASTELO

A estação de Monte Castelo foi inaugurada em 1963 e teve o nome dado em homenagem à batalha da Segunda Guerra Mundial vencida pelos brasileiros e seus aliados. A estação foi reformada recentemente (2003), segundo Nilson Rodrigues.

Estação do RIO DA SERRA

A estação de Rio da Serra foi inaugurada em 1963. Foi desativada nos anos 1980. "A estação, como podes ver, está abandonada e destruída, com exceção do prédio central que, conservado, é utilizado até hoje pela prefeitura como uma espécie de núcleo de educação infantil (creche e jardim de infância) que atende aos moradores da comunidade. No local, antigamente, existia um centro comunitário da RFFSA que ficava ao lado da estação onde se realizavam bailes e, ao domingos, matinês de cinema que reuniam todos os moradores da região, o que era um luxo que nem nas cidades vizinhas existia".

Estação da ARIGOLÂNDIA

A estação de Arigolândia foi aberta em 1963. Segundo Nilson Rodrigues, o caminho para chegar lá é muito ruim. É tão longe que nem ocupação das casas da vila houve.
Fonte: Site Estações Ferroviárias do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM