23 de setembro de 2011

PRIMAVERA


ABRAA JANELA DE SUA CASA E DEIXE O SOL ENTRAR
A PRIMAVERA CHEGOU E NO JARDIM UMA FLOR VAI BROTAR

VISITE UM JARDIM E LEVE UMA FLOR
VISITE A VIDA E DEIXE O SEU AMOR

O COLORIDO INTENSO DAS FLORES NOS TRAZ PAZ
O SORRISO DE UMA CRIANÇA FELIZ NOS FAZ


GIRASSÓIS AO AMANHECER

As manhãs primaveris nunca mais serão as mesmas

Pois em cada amanhecer

Girassóis perfumam o ar

Abrigando humildemente borboletas multicores

E insetos curiosos a espreitar o néctar

Que forma a seiva da vida

Os girassóis repousam ao entardecer

Mas ao voltar o sol em cada amanhecer

Abrem-se em pétalas de um amarelo vivo e intenso

Como as mãos que se abrem e imploram

A suavidade de um toque humano

Girassóis plantados por mãos ágeis

Em terra fofa e fértil

Gerando sementes

Que serão flores do amanhã.

As mãos do amor cultivam as sementes férteis

A suave brisa De nada mais precisa

Do que um jardim florido

Para dele roubar-lhe as pétalas das flores

O perfume o néctar o mistério.

No decorrer da existência

A sensualidade Do despertar da adolescência

Inicia o desabrochar

E põe perfume no ar Nas tardes primaveris

Há uma rede na varanda

Embalando os sonhos

E o calor do sol aquece o coração.

Mas ao entardecer da vida

Cada momento é um ponto de partida

Na busca incessante de ser feliz.
Maria de Fátima M. Baumgärtner
...............................................................
Helianthus annus

Por:Rose Aielo Blanco
Kit Vamos Plantar Girassol está à venda na www.lojadojardim.com

Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos.
Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.
Planta anual, pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.

Para cultivá-lo...

O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:

* o local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
* por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
* o solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
* recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
* adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
* quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.

Saiba mais sobre ele...

O girassol apresenta raiz profunda, que desce perpendicularmente ao solo, chegando a medir quase de 1 metro e meio de profundidade. A planta, de porte herbáceo, atinge cerca de 3 metros de altura. As variedades miniaturas atingem no máximo 1 metro.
As flores do girassol, reunidas em inflorescência característica, são chamadas de capítulo. O receptáculo floral que contém o capítulo pode ser côncavo, convexo ou plano, sendo mais comum a forma plana.
No capítulo, existem as flores femininas e as hermafroditas. Sob a regência da natureza, nas flores hermafroditas, os órgãos masculinos abrem antes que os femininos, sendo que há um intervalo de 5 a 10 dias, nos quais deve ser feita a polinização. Por isso, há a necessidade da presença de insetos polinizadores, como abelhas, por exemplo, pois o índice de polinização por outros meios é muito baixo.

Onde encontrar: Kit Vamos Plantar Girassol está à venda na www.lojadojardim.com

Você sabe o que é assemblage
Assemblage: a arte de reunir objetos diversos para contar histórias
Ensine as crianças a explorar a assemblage, técnica que proporciona a análise de materiais e desenvolve o gosto por construir e inventar tramas a respeito das criações, boa oportunidade para trabalhar com a imaginação
À primeira vista, o produto final desse tipo de arte pode despertar estranhamento. Composta de madeira, papel, tecido, pedaços de brinquedos e muitas outras coisas unidas com cola ou simplesmente por encaixe, a obra é uma forma de expressão do imaginário do autor. Os objetos, embora reunidos para representar algo novo, conservam seu sentido original. Isso é assemblage, termo em francês que significa "montagem".

Com origens no modernismo europeu, o conceito foi usado pela primeira vez pelo francês Jean Dubuffet (1901-1985). Ele era integrante do dadaísmo, movimento que se desenvolveu na Europa no início do século 20, logo após ser deflagrada a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). As obras dadaístas são desconexas, sem um sentido aparente, uma forma de protesto contra a guerra.

Na escola, a assemblage é uma boa pedida para as aulas de Arte. Abre muito espaço para a experimentação, o estudo e a apreciação, já que a obra e todo o percurso para elaborá-la são um desafio constante para os alunos: encontrar soluções - estéticas e ao mesmo tempo lúdicas - para os problemas de construção com que eles se deparam.

Um deles é como colar os objetos uns nos outros, já que nem todos têm pontos de contato suficientes. É preciso encontrar soluções, descobrindo como enxaixar as peças ou substituindo os materiais. Exercita-se a habilidade de configurar formas - como vertical e horizontal - e consistências diferentes - o duro e o mole, por exemplo. A capacidade de dividir tarefas também é desenvolvida, já que o mais interessante é fazer os alunos trabalharem coletivamente. Alguns podem ficar responsáveis pela montagem em si, enquanto outros fazem a seleção dos objetos que serão usados.

Para aproximar a meninada do tema, vale levar para a sala de aula imagens de obras como as apresentadas na exposição pioneira The Art of Assemblage, organizada em 1961 no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, nos Estados Unidos. E de artistas como o italiano Alberto Bruni (1915-1995), os espanhóis Antonio Tapies e Pablo Picasso (1881-1973) e os brasileiros Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), Wesley Duke Lee (1931-2010), Nuno Ramos e Leda Catunda.

Fonte:NOVA ESCOLA Edição 244, Agosto 2011. Título original: Reunir objetos diversos

A viagem da assemblage

Ao ver um antigo monitor de computador na Escola I. L. Peretz, a turma do 4º ano associou-o ao rosto de um velho. Um aluno disse que era "jurássico". Então, o grupo teve a ideia de colocar um dinossauro de brinquedo dentro dele e unir o velho ao novo: o monitor representa o passado e o dinossauro saindo de dentro dele, que simula uma imagem tridimensional, sinaliza o moderno. "Esta elaboração é o que há de mais rico na assemblage: a ressignificação dos objetos", diz a professora do grupo, Ligia Coelho.
-------------------------------------------------------------

Dicas fáceis e estratégias infalíveis para deixar sua casa pronta para a primavera
Por Paula Fuzeto, do Chega de Bagunça | Yahoo! Brasi

Como diria a canção de Tim Maia: "...Porque é primavera!
Isso mesmo, a primavera chegou! Hora de abrir a casa para a nova estação.
http://chegadebagunca.blogspot.com/


Que tal começar essa estação com uma faxina na casa?
Leia as dicas para sua casa. Crie um cronograma realista, tendo em mente que um único fim de semana não será suficiente, pois você vai precisar de alguns dias para projetos como a lavagem tapetes e organização de armários.

Antes de começar, separe um saco, sacola ou caixa para armazenar os itens de doação e deixe num local onde toda a família possa depositar os objetos que serão descartados como roupas, utensílios domésticos, brinquedos e outros itens que você decidir doar. Quando o saco ou caixa estiver cheio, basta levar o conteúdo para uma instituição de caridade local.

Banheiros:
- Descarte produtos vencidos como cosméticos, produtos de beleza e medicamentos.

Quartos:
- Lave e seque os cobertores e edredons. Guarde-os limpos para o próximo outono/inverno. Se for lavá-los em casa certifique-se que estejam bem secos antes de guardar no armário para evitar mofo. Se forem higienizados na lavanderia, retire o saco plástico antes de guardá-los no armário. Se desejar guarde cobertores e edredons em sacos à vácuo para manter afastados insetos, poeira e sujeira.
- Substitua as roupas de cama de frio por um enxoval mais leve e apropriado para a estação.

Armários:
- Reorganize os armários descartando itens indesejados (Amanhã teremos dicas para reorganizar o armário).
- Substitua as roupas de frio, pelas roupas de calor.

Home-Office:
- Limpe os arquivos.
- Revise e atualize apólices de seguros e contratos.

Cozinha:
- Limpe o interior do freezer e geladeira.

Sala:
- Troque as cortinas pesadas, tapetes, mantas e almofadas. Substitua por peças mais leves e apropriadas para a estação.

Espaços Externo:
- Limpe as calhas.
- Limpe peças externas como bancos e toldos.
- Verifique a manutenção de móveis externos, telhado, paredes, varanda, pátios, entrada da garagem e calçadas.

Depósitos, dispensa, etc:
- Limpe depósito, dispensa, sótão, etc e doe ou descarte itens indesejados.
Em toda a casa:
- Limpe janelas e luminárias
- Verifique as dobradiças das portas e janelas e aplique óleo (WD40) se necessário.
- Envie os tapetes para serem limpos por um profissional ou use uma escova macia com vinagre para fazer a higienização dos mesmos.

Lembre-se: foco em uma tarefa de cada vez. E não se esqueça de pedir a ajuda de membros da família.

Leia mais no Chega de Bagunça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM