18 de julho de 2011

Pesquisadores encontram submarino


 
15/07/2011 15h24 - Atualizado em 15/07/2011 15h45

'É o primeiro naufrágio de submarino encontrado no Brasil', diz pesquisador



Embarcação foi localizada nesta quinta-feira (14), no litoral catarinense.
Plano de buscas começou há dois anos e foi feito em veleiro.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
Equipe de pesquisadores analisam dados em computador de veleiro em SC (Foto: Divulgação/Família Schurmann)Equipe de pesquisadores analisam dados em
computador de veleiro em SC (Foto: Divulgação/
Família Schurmann)
"Este é o primeiro naufrágio de submarino encontrado em águas brasileiras. Isso tem uma importância histórica e cultural muito grande", disse Rafael Medeiros Sperb, pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que participou da operação de prospecção oceanográfica no Litoral de Santa Catarina. A equipe encontrou, na noite desta quinta-feira (14), o submarino alemão, prefixo U513, afundado na costa catarinense em 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial.
Segundo ele, o fato de a expedição ter sido feita em um veleiro também é algo inédito. "Foi a primeira vez também que um levantamento desse porte foi realizado em um veleiro. Não temos registros de que isso tenha sido feito em outras ocasião", afirmou Sperb ao G1. Ainda de acordo com o pesquisador, este submarino é um entre os 11 que afundaram no mar brasileiro no período da guerra.
O trabalho foi realizado por pesquisadores do Instituto Kat Schurmann em parceria com a Univali. Ainda segundo a universidade, o submarino foi procurado por pesquisadores durante dois anos.  A operação de prospecção oceanográfica começou no sábado (9) e deveria durar até sábado (16), mas o retorno da equipe foi antecipado em virtude do encontro do submarino.
De acordo com Sperb, a embarcação foi encontrada nas proximidades de São Francisco do Sul (SC), por volta das 22h desta quinta-feira. O submarino está encalhado a 75 metros de profundidade.
Segundo o pesquisador, foram afundados 11 submarinos alemães durante a 2ª Guerra Mundial em águas brasileiras. Vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem pesquisa para encontrar dados e informações sobre os locais dos naufrágios.
Equipes retiram equipamento que registrou imagens do submarino do fundo do mar no litoral de SC (Foto: Divulgação/Família Schurmann)Equipes retiram equipamento que registrou imagens do submarino do fundo do mar no litoral de SC (Foto: Divulgação/Família Schurmann)
Pesquisadores colocam equipamento no mar para localizar submarino alemão no litoral de SC (Foto: Divulgação/Família Schurmann)Pesquisadores colocam equipamento no mar para localizar submarino alemão no litoral de SC (Foto: Divulgação/Família Schurmann)
Pesquisadores colocam equipamento no mar para localizar submarino alemão (Foto: Divulgação/Família Schurmann)
Pesquisadores colocam equipamento no mar para
 localizar submarino alemão (Foto: Divulgação/Família Schurmann)
Fonte:
Acesso: 11:28 h  / 18/07/2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM