4 de maio de 2011

QUALIDADE DE VIDA

O CONSUMISMO NÃO PODE TOMAR CONTA DE NÓS...








DICAS DE CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

Troque as lâmpadas


Troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia, como a fluorescente, que consome cerca de três vezes menos energia do que as incandescentes. Além de reduzir anualmente entre 100 kg e 499 Kg de CO2 (média 300Kg), você economizará na conta da luz. Fonte: Iniciativa Verde

Ajude quem precisa


Em vez de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas fora, doe esses itens para entidades beneficentes, para lojas de usados como brechós e sebos ou para alguém que você conheça que poderia usá-las.

Utilize papel reciclado


É importante ressaltar que NÃO há corte de árvores para a produção de papel 100% reciclado. Dessa forma, 11 árvores deixam de ser cortadas para a produção de uma tonelada de papel. Como a média mundial de consumo é de 58Kg por ano, o que significa que cada pessoa consome, em média, 0,6 árvore anualmente, é possível salvar 0,6 árvore comprando papel reciclado. Fonte: Associação Brasileira de Celulose e Papel


Denuncie e Cobre


Denuncie a um órgão de defesa do consumidor os casos de conserto ou reparo na rede pública onde verificar negligência na execução por parte da firma responsável. Cobre de seus representantes (por meio de cartas, e-mails, telefonemas etc.) medidas que ajudem na preservação ambiental. É seu direito.


Madeira com selo de garantia


Prefira produtos de madeira com o selo FSC (Conselho Brasileiro do Manejo Florestal). O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. A certificação é uma garantia de origem que permite ao consumidor consciente a optar por um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.

Compre alimentos produzidos na sua região


Procure comprar produtos fabricados perto de onde são vendidos. Desta maneira, os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, conseqüentemente, não há emissões desnecessárias de gases causadores do aquecimento global.

Utilize os dois lados das folhas de ofício

Você sabia que são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel? Os primeiros do ranking de consumo são os finlandeses, cujo consumo anual é de 341 Kg. O consumo do brasileiro é de 44 kg por ano. A média mundial de consumo de papel é de 58Kg por ano, o que significa que cada pessoa consome, em média, 0,6 árvore por ano. Usando os dois lados do papel você estará salvando 0,3 árvore por ano. Fonte: Associação Brasileira de Celulose e Papel

Abasteça seu carro com etanol ao invés de gasolina

Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis. O álcool, ao contrário da gasolina, do diesel ou do gás, é uma fonte de energia renovável. A economia será de 500 kg ou mais de CO2 emitidos por ano. Fonte: Iniciativa Verde

Plante árvores


Além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores. Redução anual de menos de 100kg. Fonte: Iniciativa Verde

Mantenha os pneus do seu carro calibrados


Calibre o pneu do seu carro ao menos uma vez a cada duas semanas. Esse cuidado representa uma redução anual entre 100 e 499 Kg de gás carbônico a menos na atmosfera. Fonte: Iniciativa Verde

Transporte coletivo ou limpo


Os congestionamentos monstruosos de grandes cidades tendem a piorar. Além disso, os ônibus poluem menos do que os automóveis de passeio. Então pense bem antes de tirar seu carro da garagem. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa duas vezes por semana, deixará de emitir entre 700KG a 1 tonelada de poluentes por ano. Fonte: Iniciativa Verde

Mantenha seu carro regulado


Faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2. A manutenção correta do seu carro representa uma redução anual entre 100 e 499 Kg de gás carbônico a menos na atmosfera. Fonte: Iniciativa Verde


Limpe o filtro do seu ar periodicamente


Um ar condicionado sujo representa 160 de gás carbônico a mais na atmosfera por ano e ainda consome mais energia. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada; não deixe o aparelho em lugares quentes, próximo de equipamentos elétricos ou na incidência do sol. Isso faz ele trabalhar mais, desnecessariamente. Fonte: Planeta Sustentável


Reduza emissão de poluentes ajustando o computador


É possível fazer com que o micro, depois de determinado tempo de ociosidade, desligue o monitor e o disco rígido, e deixe todo o sistema hibernando até que você movimente o mouse ou pressione alguma tecla. Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione Propriedades; Selecione a ficha "Proteção de tela" e clique no botão Energia. Isso reduzirá em cerca de 100 kg a emissão de CO2. Fonte: Iniciativa Verde

Use ventilador de teto

Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia, além de economizar anualmente cerca de 100 Kg de CO2. Fonte: Iniciativa Verde


Voe menos


A aviação gera de 2% a 3% das emissões de dióxido de carbono. Portanto, uma videoconferência ao invés daquela viagem a trabalho, faz uma diferença significativa para a atmosfera. Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais e você ainda poupa dinheiro e economiza o planeta.


Use o telefone ou a Internet

A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou programas de mensagem instantânea pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.


Limpeza ecológica

A química utilizada nos produtos de limpeza como ceras, lustra-móveis, etc, não se dispersam tão facilmente em ambientes fechados, por isso a concentração de substâncias tóxicas pode ser muito alta. Além de trazer risco à saúde, provocam poluição e contaminam o meio ambiente. Por isso prefira os produtos ecológicos que apresentam menor risco a saúde humana e menor impacto possível ao meio ambiente.


Caixa d‘água x Saúde


Mantenha a caixa sempre muito bem tampada, para evitar a entrada de insetos e pequenos animais, que podem contaminar a água e provocar graves doenças.


Pague suas contas online


A cada ano 50 milhões de árvores são usadas para produzir toneladas de correspondências indesejadas. Hoje em dia, cobranças e pagamentos de serviços como água, luz, telefone, etc podem ser efetuados pela internet. Da próxima vez que receber uma mala direta, ligue para a empresa e peça que retirem o seu nome do cadastro de endereço.

Alimentos naturais


Consuma alimentos da estação e prefira alimentos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. Desta forma, você cuida da sua saúde e do meio ambiente.

Evite o desperdício de recursos naturais: recicle


Você sabia que aquele chiclete que você masca em 15 minutos leva 5 anos para ser decomposto na natureza? Pode não parecer, mas alguns dos itens que descartamos com mais facilidade levam muito tempo para serem assimilados pelo meio ambiente. Uma inocente fralda descartável leva inacreditáveis 600 anos, latas de alumínio levam até 500 anos e vidros, 4.000 anos.

Cozinhe na panela de pressão


Praticamente todos alimentos podem ser cozidos na panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc ... O cozimento é muito mais rápido e você economiza até 70% de gás.

Todos juntos somos fortes


Como diz a música: "Todos juntos somos fortes/ Somos flecha e somos arco/ Todos nós no mesmo barco/ Não há nada pra temer/ - Ao meu lado há um amigo/ Que é preciso proteger"*.

Como formiguinhas, cada um fazendo uma pequena parte podemos fazer muito. Pensar que preservação do meio-ambiente é coisa somente para governos, políticas públicas, ONGs, é ledo engano. A força do povo é, por incrível que possa parecer, extremamente poderosa.

* Todos Juntos, Os Saltimbancos − composição Enriquez - Bardotti - Chico Buarque


Desmatamento na Amazônia
O desmatamento e as queimadas na região da Amazônia podem acarretar desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente. Por extração ilegal de madeira e desmatamento para uso alternativo do solo, somente nos últimos quatro anos foi devastada uma área um pouco maior do que os Estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos (cerca de 77 mil km2). É assustador! Não ignore!

+ Preservação com 3 'Rs'

Fonte:http://www.giselebundchen.com.br/gisele_social.asp?ididioma=1&social=3
Programa de Combate às Mudanças Climáticas


O Programa de Combate às Mudanças Climáticas tem uma visão otimista em relação às pessoas e ao planeta, além de ser transformador e com uma ampla atuação no Brasil, servindo de exemplo para o mundo. Propõe que todos reflitam sobre o que podemos fazer agora, na prática, para melhorar a situação e, consequentemente, a vida de todos.

A partir da lógica "penso, logo coexisto", a iniciativa sugere uma revisão do conceito socioambiental, uma relação sustentável entre homem e natureza, sem olhar isoladamente para ambos. Afinal, como sustentam os slogans da campanha, "o mundo tem jeito se a gente mudar o nosso jeito de ver o mundo" e "você pode fazer mais do que pensa"!

FONTE:> www.socioambiental.org/

..............................................

A CASA SONOLEBTA



O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS


......................................
O PEQUENO PRÍNCIPE

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM