18 de maio de 2010

3º ano Profª Andréa - Plantando na Pet dá


POEMA CHUVA

Andrea Mafra

TERRA DE FLORES
TERRA DE ALEGRIAS
TERRA DE AMORES
TERRA DE SABEDORIAS

DESTA TERRA
SURGEM CONSTRUÇÕES
CASAS
ASFALTOS
MORRO ACIMA
MOURÕES

CHUVA QUE CAI
CASA QUE CAI
TERRA QUE SAI
VIDA QUE VAI

ÁGUA BROTANDO DA TERRA
POR TODOS OS LADOS
VIDAS PERDIDAS NA TERRA
POR TODOS OS LADOS
CASAS ENGOLIDAS PELA TERRA
POR TODOS OS LADOS
ÁGUA E VIDA
CASAS E CHUVA
POR TODOS OS LADOS






pesquisas realizadas na BIBLIOTECA PRINCESA ISABEL
Fontes:
Revistas super interesssantes num total de 33 exemplares.
Sites: www.suapesquisa.com

Escrito por: Mariana



Muda criada em tubo reciclado de PET dispensa cuidados


Você já imaginou que uma planta poderia sobreviver mais de 5 meses entubada e sem precisar de qualquer cuidado? Pois isto já é possível. Uma experiência realizada pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) identificou que é possível entubar mudas por um período determinado e fazer com que elas resistam sem precisar de nenhum cuidado específico.


A ideia surgiu com a intenção de proteger as mudas de pragas e evitar a contaminação no viveiro. Os tubos funcionam como mini-estufas em que os gases emitidos são reaproveitados pela planta num ciclo auto-sustentável.


As mudas ficam fechadas em tubo feito com material reciclado de garrafa PET, de aproximadamente 12 cm, e sustentadas em uma base de MDF. A muda fica em estado vegetativo por mais de 5 meses e, neste período, os tubos não precisam ser abertos, pois não é necessário regar a planta. Passado este tempo, as mudas podem ser plantadas normalmente.


Além de ser uma inovação para aquelas pessoas que gostam de ter suas casas ou escritórios enfeitados, mas que não tem muito tempo para cuidar de suas plantas, a pet-muda é também uma ação sustentável, pois reutiliza parte das garrafas PET que são descartadas nos lixos e que muitas vezes não tem destino adequado.


Atualmente, o Brasil produz cerca de 3 bilhões de garrafas PET por ano. Embora seja um produto 100% reciclável, apenas metade de todo volume produzido é reciclado ou reaproveitado, segundo dados do Censo de Reciclagem PET realizado em 2008 pela Associação Brasileira da Indústria do PET.


Apesar do avanço nos últimos anos em relação ao número de garrafas recicladas, ainda hoje mais de 1 bilhão de plásticos não-biodegradáveis são descartados no meio ambiente e demoram centenas de anos para serem decompostos pela natureza.



Graças à criatividade do seu povo, o Brasil é atualmente o país melhor preparado para a reciclagem de PET no mundo, tendo desenvolvido a maior variedade de aplicações para o material reciclado. Podemos encontrar produtos como brinquedos, móveis, camisetas e até travesseiros.


A pet-muda é mais uma inovação capaz de reutilizar as garrafas PET e também uma ótima alternativa para presentear amigos e familiares.


A estrutura da pet-muda é toda feita de material reciclado e contém uma muda da flora nativa brasileira.


Escolha a sua no site: http://www.clickmudas.com.br/mini-arvore-de-natal.html


http://www.ibflorestas.org.br/pt/ultimas-noticias/25-noticias/637-reciclagem-de-garrafa-pet-conheca-mais-uma-opcao.html







Nossas crianças estão reciclando PETS!
Antes de conferir nossas atividades, assista ao vídeo ILHA DAS FLORES! Vamos refletir antes de jogar algo no lixo!
Segundo nossas pesquisas, realizadas na biblioteca por nossos alunos, existem indústrias têxteis produzindo resinas para tintas e vernizes. Há também a confecção de roupas com as fibras de pets, outros fazem vassouras, são ótimas.
Além disso, existem outras invenções como aquecedor solar, sistemas de irrigação, como calhas de chuva, casas, etc…

O que fazer com a garrafa PET do seu refrigerante
A reciclagem das pets deve ser um processo contínuo, pois assim retiramos milhares de toneladas de plástico dos aterros sanitários. E não esqueça, o consumo de Petróleo, que é a fonte do PET, também diminui. É claro que Blumenau recicla seu lixo, que há coleta seletiva, mas será que estamos fazendo nossa parte para vivermos de forma sustentável?
Que iniciativas estão sendo tomadas em nossas casas?
Em nossa escola, estamos organizando o plantio de vegetais e flores em pets, também estamos armazenando em nossas casas o óleo de cozinha nelas, para entregar ao caminhão de coleta seletiva

Refletindo sobre o AQUECIMENTO Global!

Na construção civil, coloca-se garrafas de 600ml dentro de blocos de concreto que funciona como recheio que além da economia, permite o isolamento térmico e acústico. Vamos economizar os recursos naturais!
Planeta Terra - Aquecimento Global - Ecologia

As garrafas PET levam centenas de anos para se decompor quando são jogadas no meio ambiente. Ao longo desses anos, produzimos e consumimos aproximadamente 430 mil Toneladas de garrafas PET.
Bellini Cultural - Planeta Agua: um Mundo Sustentável











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Ocorreu um erro neste gadget

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM