29 de março de 2013

PASTOR FAULHABER EM DESTAQUE

Parabéns ao nosso querido ex aluno Júlio, da Pastor Faulhaber
Blumenauense é convocado para Seleção Brasileira de Futebol Sete Paralímpico

28 de março de 2013
O blumenauense Júlio César Batista Ramalho, 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Sete Paralímpico, para pessoas com paralisia cerebral, na categoria Sub-20.
Crédito: Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau/Divulgação
Crédito: Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau/Divulgação
A convocação é fruto do árduo trabalho do atleta, que iniciou os treinamentos na EBM Pastor Faulhaber, há dois anos, com a equipe do Projeto Paradesporto Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
Como Blumenau ainda não desenvolve a modalidade, Júlio participa de competições com a equipe do Centro Esportivo de Pessoas Especiais (Cepe), de Joinville. No ano passado, nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, disputadas em São Paulo, ele foi eleito o melhor goleiro da competição e garantiu sua pré-convocação para o time nacional.
A Seleção Brasileira de Futebol de Sete é comandada por Dolvair Paschoal Castelli. Para iniciar as semanas de treinamentos desta temporada, foram chamados 44 atletas, sendo 17 da equipe Sub-20. Um grupo de 15 jogadores ficará entre os dias 4 e 11 de abril no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, para a primeira etapa das atividades. Nas próximas fases, outros 28 atletas convocados serão observados.
Para o primeiro ano, a expectativa é que a Seleção figure entre as três melhores do mundo. Nos dois anos seguintes, o objetivo é manter a equipe no pódio das competições internacionais para ganhar confiança. E, por fim, em 2016, a ideia é chegar com grandes chances de conquistar a medalha de ouro nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

"Retratos da Leitura no Brasil"

Sem livro não há liberdade, sem biblioteca não há escola
Viegas Fernandes da Costa

Segundo a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" de 2011, promovida pelo Instituto Pró-Livro, a população da Região Sul lê em média 1,68 livros por mês, a segunda pior média do país, ficando a frente apenas da Região Norte, onde o índice é de 1,51. Podemos questionar a metodologia da pesquisa, mas é fato que lemos pouco e lemos mal. Blumenau não é exceção neste cenário, e tudo indica que no "Vale Europeu" nossos índices de leitura são ainda piores. Neste sentido, constatar que boa parte das nossas escolas públicas não dispõe de Bibliotecas ativas, atualizadas e diversificadas explica, em parte, esta nossa falta de interesse pelo livro e pela leitura.
Não há proposta pedagógica que se sustente sem a leitura, e não há escola que possa oferecer estímulo e preparação adequada para a formação de leitores sem uma biblioteca. E quando falamos de biblioteca escolar, não falamos simplesmente de um depósito de livros didáticos, muitas vezes desatualizados, como é de praxe encontraremos por aí. Falamos de um espaço dinâmico, vivo, rico de possibilidades e gerido por leitores apaixonados. Sim, por leitores apaixonados, porque um professor e um bibliotecário que não leem são como corpos sem alma, e me assusta perceber como são numerosos estes corpos "sem alma" em nossas escolas e bibliotecas.
* Publicado no Jornal de Santa Catarina de 25/05/2012. Lei a matéria referente ao grifo acima nos seguintes links:


http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3769039,19656
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3769040,19656
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3769041,19656
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1129,3769189,19656

POSTAGENS

Digite o assunto da sua pesquisa

Siga nosso blog!

Alguns dos blogs que sigo

CLIC RBS

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Postagens mais acessadas

Você é muito especial!

Mapa do local

ALFABETO DO TANGRAM